top of page

Mantras

 "O Mantra Yoga é uma ciência exata.  'Mananat Trayate Iti Mantrah: o pensamento ou lembrança constante de que você está liberto do jugo de Samsara (roda de nascimento e morte) é o Mantra."

Swami Shivananda Saraswati

 

 

 Mantra é vida, ação, amor e sabedoria que fluem de nosso interior para o cotiadiao. Recitar mantras purifica e clareia nossas mentes. Recitá-los mentalmente ajuda a pacificar nossa mente, nos deixa de bom humor. 

 

Mantra é uma palavra sânscrita cujo significado é: man = mente / tra = libertar. O mantra liberta a mente das garras de Samsara, a roda da vida e da morte.

 

É dito que o Mantra é a corporificação de uma divindade. Se repetimos Om Namah Shivaya (me curvo diante da força de Siva - divindade masculina relacionada ao término dos ciclos, da meditação, do conhecimento) ou Om Aim Saraswatyie Namah (me curvo da força de Saraswati - divindade feminina relacionada à sabedoria, música, literatura) estamos fazendo com que essa força  se desenvolva em nosso ser. Esses são devata mantras, mantras para divindades.

 

 

Segundo Swami Shivananda, um mantra representa uma ciência exata. Um mantra, segundo a religião hindu, tem seis partes:

 

a. Rishi - um sábio a quem, por meditação, o mantra é revelado. O sábio Viswamitra é o Rishi do Gayatri;

b. Chhandas - Métrica,  que governa a inflexão da voz. 

c. Devata - Divindade, que da força ao mantra.

d. Bija - Semente. O bija é a palavra (ou série de palavras) mais significativa do mantra, que carrega sua força. É como a semente que, regada diariamente, se transformará em uma planta que dará flores, frutos. O Bija é a essência do mantra;

e. Sakti - é a força da forma (vibração) do som do mantra, que leva o recitante à divindade do mantra e

f. Kilaka - conexão - é o que revela finalmente o Mantra-Chaitanya que está oculto no mantra. Após a recitação constante e prolongada a divindade se apresenta ao recitante.

 

Há outros mantras que são representações de ideais ou da condição imortal do ser humano, como o mantra tibetano Om Mani Padme Hum (meu coração é como a flor de lótus, significando a compaixão) ou o mantra védico So Ham (eu sou aquele -  indicando a unidade dentro da diversidade dos seres).

 

 

E há ainda os Bija Mantras, os mais interessantes e mais utilizados no Yoga, que são somente sons, cuja vibração em geral se reflete em um chakra. Desta forma, Om é o bija mantra do Ajna Chakra, o chakra localizado entre as sobrancelhas, relacionado à intuição. E Yam é o bija mantra do Anahata Chakra, aquele do coração, cuja vibração estimula a compaixão.

 

Há sequências de bijas mantras que podem ser utilizadas para meditação e purificação dos canais de energia sutil (prana).

 

 

Considero que os mantras agem de duas formas: a primeira, como vibrações que já foram tantas vezes repetidas ao longo dos séculos que já passaram a fazer parte do inconsciente coletivo, desta forma, repeti-los faria aflorar seu significado naqueles que os repetem, por isso podem ser repetidos mentalmente ou vocalmente. Essa é a segunda forma de um mantra agir: por meio de sua repetição vocalizada, a utilização do aparelho respiratório aumentaria a quantidade de oxigênio que o cérebro e as células receberiam, de forma a revigorar todo o corpo e acalmar a mente. Afinal, como diz o ditado: quem canta seus males espanta.

 

Abaixo estão alguns dos mantras mais utlizados em sala de aula na escola de Yoga Umma:

 

O Mantra mais repetido na escola é, sem dúvida, o mantra OM.  Segundo Swami Shivananda, "OM é o maior de todos os mantras, ou Bija-Aksharas;.  é o símbolo para o Para-Brahman (a divindade superior). O OM contém, em si mesmo, todos os demais mantras. As letras do alfabeto são emanações do OM" e, por tanto, todo o universo não é senão a realização desta sílaba.

 

"Não há som ou mantra superior ao mantra OM. Repeti-lo vocalmente é uma simples forma grosseira de representar o Amatra, ou o imesurável quarto estado da transcendência. Esse som é ouvido somente por aqueles que estão imersos no Yoga (há uma ciência somente para esse fenômento, chamada Nada Yoga, ioga dos sons). "Na pronúncia correta deste mantra, o som nasce na região do umbigo, com uma vibração profunda e harmoniosa, e gradualmente se manifesta paulatinamente nas vias superiores das narinas onde o Anusvara (nasalisação)". (From Japa Yoga: A Comprehensive Treatise on Mantra-Sastra - Swami Sivananda, The Divine Life Society, India, 1992, p. 94-99.)

 

Outro mantra muito repetido é o bija-mantra (mantra semente) do coração, para estímular a compaixão: YAM.

 

A todo mantra, segue-se o silêncio.

 

 

 

 

 

 

Maha Mrityum Jaya Mantra

 

Om Tryambakam Yajaamahe

Sugandhim Pushti Vardhanam

Urvaarukamiva Bandhanaat

Mrityor Muksheeya Ma-Amritaat

Grande Mantra para a Libertação

 

Adoremos o Senhor Shiva (o qual possui três olhos, é sagrado e nutre todos os seres). Assim como um pepino maduro se solta do ramo ao qual se encontra unido tão logo amadurece, que nos libertemos da morte (do corpo físico), nos sendo concedida a realização da natureza imortal

 

Shanti Mantras

Om sarveshaam swastir bhavatu
Sarveshaam shantir bhavatu

Sarveshaam poornam bhavatu
Sarveshaam mangalam bhavatu

Sarve bhavantu sukhinah
Sarve santu niraamayaah

Sarve bhadraani pashyantu
Maakaschit duhkha bhaag bhavet

 

Om asato maa satgamaya
Tamaso maa jyotir gamaya
Mrityor maa amritam gamaya

 

Om poornamadah poornamidam

Poornaat poornamudachyate

Poornasya poornamaadaya

Poornamevaavashishyate

Mantras pela Paz

 

Que o bem-estar esteja com todos

Que a paz esteja com todos

 

Que todos se sintam completos

Que a riqueza acompanhe cada um de nós

 

Que todos possam ser felizes

Que todos possam ser saudáveis

 

Que todos se preocupem com o bem-estar de todos

Que ninguém sofra padecimentos

 

 

Que eu possa me guiar do irreal para o real

Da escuridão para a luz

Da morte para a vida eterna

 

 

 

Isto é infinito. Aquilo é infinito.

 

O Infinito se manifesta do infinito.

 

Se o infinito for retirado do infinito, o que

resta é infinito

 

 

Mantras utilizados no início das aulas

 

Om Gan Ganapataye Namah

Om Aim Saraswatie Namah

Om Gun Gurupio Namah

Om Namoh Bagavatê Shivanandaya

Om Namoh Bagavatê Vishnu-Devanandaya

Om Adi Shaktie Namah

Om Shanti Shanti Shanti

 

 

 

Adorações a Ganesh

Adorações a Sarasvati

Adorações ao Guru

Adorações ao piedoso Shivananda

Adorações ao piedoso Vishnu-Devananda

Adorações à força primordial

Om Paz Paz Paz

 

 

Om Aim Hrim Klim

Chamundaye Viche Namah

 

Esse é um mantra de energia. Aim é o bija mantra de Saraswati. Hrim é o bija mantra de Durga; Klim o bija mantra de Lakshmi. Chamunda é um nome de Kali. Essas são as que vencem os demônios.

 

 

Mantra para o final das aulas

 

Loka Samasta Sukino Bhavantu

 

 

Que todos os seres tenham a possibilidade de alcançar paz e harmonia.

 

 

Gayatri Mantra

 

Om Bhur Bhuva Swaha
Tat Savitur Varenyam 
Bhargo Devasya Dhimahi 
Dhiyo Yo Naha Prachodayat

 

Mantra Gayatri, Para o Sol

 

Meditamos a respeito da realidade absoluta e todos os seus níveis, sob os auspícios da mais fina de todas as luzes espirituais, que remove obstáculos.

Que isso possa nos inspirar e nos iluminar.

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page