top of page

Professor

Helio Alan Sartorel

 

Embora o professor seja somente um instrumento no caminho do Yoga, é necessário que eu me apresente e diga qual a linha que sigo na Escola de Yoga Umma:

 

Meu nome é Alan Sartorel, e sou discípulo de Gopi (Erika Bretz) que por sua vez segue a linhagem de Vishnu Devananda, que foi discípulo de Swami Shivananda Maharaj, que dizia "SERVE, LOVE, GIVE, PURIFY,MEDITATE, REALISE (sirva, ame, dê, purifique, medite e realize).

 

Eu estudei Yoga pela primeira vez, ainda no Brasil, na USP, com o professor Marcos Rojo, mas me formei na Alemanha, na Escola de Yoga Vydia e.V. em Frankfurt lá pelos idos de 1999... século passado ainda. Depois disto, morei por quase dois anos em um Ashram, também na Alemanha, na cidade de Mainz.

 

Em 2003 resolvi voltar para o Brasil, para São Paulo, Itanhaém, onde moro e dou aulas até hoje.

 

De lá para cá fiz mais alguns cursos de meditação como próprio Marcos Rojo e um de yoga para gestantes com a Carmen.

 

Trabalhei também durante três anos e meio em Mauá, em um projeto de yoga terapia para saúde pública. Vocês podem ler mais aqui.

 

Nas aulas dou importância ao momento presente, à respiração e aos mantras, que criam um ambiente calmo de dedicação e união. Para isso, sigo o que Vishnu Devananda prescreveu como uma aula ideal: relaxamento, pranayamas (exercícios de respiração), asanas (exercícios físicos introspectivos), meditação. A isto, uni aspectos que percebi serem interessantes como vários alongamentos, o uso do harmonio, alguns mudras (símbolos feitos com as mãos e com o corpo) e humor (conselho do professor Hermógenes).

Swami Shivananda Saraswati

 

Swami Sivananda Saraswati, também chamado de Shivananda ou Sivananda, foi um líder espiritual hindu. Grande Yogui.

 

Nascimento: 8 de setembro de 1887, Pathamadai, Índia

Falecimento: 14 de julho de 1963, Rishikesh, Índia

Um pouco de tudo

 

Shivananda dizia não ser suficiente seguir apenas um tipo de disciplina espiritual, não importando quão enorme fosse o empenho neste único ramo escolhido. Um discípulo deve estar disposto a se engajar em todos os pontos do Yoga ou de possibilidades para que  atinja a iluminação.

Gurudev (Shivananda) não tinha qualquer tipo de doutrina. Sua mensagem era a mesma que era passada de mestre a discípulo desde o começo dos tempos. [...] Se quiséssemos imputar uma doutrina à sua metodologia, poderíamos utilizar seu método único na ciência do Yoga do “yoga do um pouco”, yoga da síntese, como ficou conhecido. Ele sempre pontuou que somente o desenvolvimento harmonioso de todo o ser nos levaria facilmente ao nosso objetivo. Uma única parte mais fraca na estrutura poderia fazer toda  a construção ruir.

 

Ele compôs uma canção, que segue o ritmo do Bhajan Hare Rama Hare Krshna, que ele cantava sempre nos encontros que ele organizava, principalmente em seu tour Índia-Ceilão, em 1950.

 

Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Hare Krshna Hare Krshna Krishna Krshna Hare Hare

Coma um pouco, beba um pouco; fale um pouco, durma um pouco.

Viva um pouco na sociedade, movimente-se um pouco, sirva um pouco, doe um pouco.

Trabalhe um pouco, descanse um pouco; leia um pouco, adore deus um pouco.

Faça alguns asanas, e um pouco de pranayamas; reflita um pouco e medite um pouco.

Recite um pouco de mantras, cante um pouco; escreva um pouco de mantras.

Participe um pouco de Satsangs.

Faça de tudo um pouco. Um pouco. Então você terá tempo para tudo.

 

Assistentes de Sala

 

Você ainda terá muito treinamento em paciência pois três dos  cinco cachorros de casa costumam frequentar as aulas de yoga... 

 

Contudo, não se preocupem. Até hoje eles não morderam ninguém...

 

 

bottom of page