top of page

Yoga

"Yoga citta vritti nirodhah.
O yoga é o recolhimento dos meios de expressão da mente."

Patanjali - Yogasutras - em tradução de Carlos Eduardo G. Barbosa
 

"Armado com a força do yoga, levante-se e lute, Grande Soldado Indiano,
você é um guerreiro e esta vida é seu campo de batalha. Lute por lutar,
não se apegue a vitórias ou derrotas, pois são simples experiências...!"

Bhagavad Gita.

Yoga é uma palavra, um conceito, da antiga língua indiana, o sânscrito. Nesta língua, utilizada pelos indianos há mais de três mil anos, a palavra Yoga significava originalmente atracar um animal de tração a um carro. Na medida em que os indianos estudaram e conheceram mais profundamente o ser-humano, reconheceram que, da mesma forma, o ser humano deveria unir-se novamente ao divino (ou ao cosmo, quem preferir) para que fosse possível realizar a perfeição da iluminação. Assim, Yoga passou a determinar um dos seis sistemas filosóficos ortodoxos da Índia.

 

Temos então que o Yoga é um sistema filósofico - mais do que religioso - formado por várias metodologias. No Ocidente, o mais conhecido é o Hatha Yoga, do qual existem vários exemplos, como o Astanga Yoga de Ayengar. O Hatha Yoga usa o corpo para atingir a mente e o espírito. Além deste caminho, outros são o Bhakti Yoga, yoga da devoção; Karma Yoga, yoga do servir sem esperar nada em troca e o Jnana Yoga, o yoga do estudo dos textos sagrados Hindus, como os Upanishads. Existe ainda o Raja Yoga, que inclui passos como os Yamas e Niyamas, que são aplicações práticas como não-violência, pureza, contentamento; exercícios respiratórios, concentração entre outros.

 

A Escola de Yoga Uma segue o Yoga da Síntese, de Shivananda. Este Yoga presa desde os aspectos - não meramente corporais - do Hatha Yoga, assim como o recitar de mantras, alguns rituais devocionais, meditação, entre outros, utilizando-se dos vários aspectos descritos anteriormente. Praticando um pouco de cada um deles e integrando-os à vida, estaremos dando um passo muito importante para que não somente nossa vida melhore, mas para que o mundo viva em paz e o ser-humano mais conscientemente até atingir Moksha ou libertação.

 

Contudo, deve-se ressaltar que se comete um erro comum quando se pensa no Yoga como um método para desenvolver a pessoa física ou mentalmente... ou mesmo espiritualmente. Segundo os yoguis, já somos aquilo que devemos ser neste instante, basta apenas retirar de nossos olhos os véus que nos impedem ver que já vivemos em comunhão com todos e com tudo.

 

Parodiando um texto budista: podemos dizer que o yoga nos ajuda a trilhar um caminho que ao fnal descobrimos que jamais existiu.

No que diz respeito ao Hatha Yoga, a sequência da aula segue as indicações de Swami Vishnu Devananda, discípulo de Swami Shivananda, e inclui um relaxamento inicial, exercícios respiratórios, a saudação ao sol (exercício em movimento que visa aquecer e alongar os músculos e disciplinar a mente), as posturas (uma média de 10 por aula), uma meditação e um relaxamento finais.

 

Agradeço de coração qualquer crítica ou comentários e responderei com prazer eventuais questões

bottom of page